top of page
Foto do escritorSommelier Luciano

Os Encantos da Uva Bordô: Descobrindo o Vinho Colonial de Mariópolis PR

No sudoeste do Estado do Paraná, na tranquila cidade de Mariópolis, uma variedade de uva chamada de Bordô, pertencente à família Vitis Lambrusca, brilha nos vinhedos locais. Ela é a principal matéria-prima para a produção de vinho colonial de tonalidade tinto escuro, quase púrpura. Apesar de ser conhecida popularmente como Bordô, a verdadeira identidade desta variedade ainda pode ser objeto de debate.


Antes de prosseguir-mos, uma pequena pausa para esclarecer sobre as duas grandes familias de uvas: Vitis Lambrusca, ou america e a Vitis Vinifera.


A Vitis Lambrusca, também conhecida como uva americana, é nativa da América do Norte. Esta família de uvas é conhecida por sua resistência ao frio e por ser a fonte de muitas variedades populares de uvas de mesa.


Por outro lado, a Vitis Vinifera é a família de uvas mais amplamente cultivada para a produção de vinhos finos. Originária da região do Mediterrâneo, esta família de uvas inclui variedades mundialmente famosas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, entre outras. Os vinhos produzidos a partir destas uvas são conhecidos pela sua complexidade e capacidade de envelhecimento.


Portanto, enquanto a uva Bordô pode ser um excelente exemplo da Vitis Lambrusca, é importante lembrar que o mundo do vinho é vasto e diversificado, com cada variedade de uva trazendo algo único para a mesa." Espero que isso ajude a esclarecer a diferença entre essas duas famílias de uvas. Agora, vamos voltar à nossa história em Mariópolis…


Uva bordô Vitis Vinifera
Uva Bordô

O vinho Bordô, ao ser servido na taça, revela uma coloração densa e brilhante, praticamente impenetrável à luz. Sua opacidade sutil adiciona um charme especial. É importante notar que este é um vinho para ser apreciado em sua juventude, idealmente dentro de no máximo dois anos após a colheita, para garantir seu auge de sabor e evitar qualquer risco de deterioração.


A magia dessa casta não termina na garrafa. Anualmente, a cidade se agita em um vibrante baile para eleger a Rainha e as Princesas da festa da uva. O baile acontece alguns meses antes da festa que é realizada no período da colheita. Esta celebração é um evento de destaque na região, atraindo um grande número de pessoas de municípios vizinhos, e é aguardada com ansiedade por toda a comunidade.


Cachos de Uva Bordô após serem colhidas
Cachos de Uva Bordô após serem colhidas

Especialmente adaptada aos climas tropicais e subtropicais, a uva Bordô prospera onde outras variedades europeias podem encontrar dificuldades. Ela é apreciada não apenas pela produção de vinhos, mas também por seus sucos e geléias de sabor característico.


Os vinhos à base de Bordô, são fáceis de beber, com sabores que evocam frutas vermelhas e escuras, muitas vezes com uma leve pitada de doçura natural, e que podem ter um caráter mais rústico quando comparados a seus equivalentes europeus. Portanto, ao brindar com um vinho Bordô, estamos celebrando não apenas uma tradição, mas também a harmonia única entre a natureza e a maestria do homem na arte da vinificação.

113 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook
Increva-se para receber novidades!

Obrigado pela sua inscrição

logotipo
bottom of page