top of page
Foto do escritorSommelier Luciano

Uma Noite Italiana de Sabor e Simplicidade: Espaguete ao Molho de Tomate, Manjericão e Vinho

Numa noite qualquer, após o trabalho, passei no supermercado e me deparei com uma garrafa de Terra dei Ciliegi da Tommasi Viticoltori, safra 2015. Um vinho de valor modesto, mas que revelou ótima qualidade. Decidi que seria a noite perfeita para uma nova experiência enogastronômica.


De volta à cozinha, coloquei a água para ferver e preparei o spaghetti de grano duro, um detalhe que faz toda a diferença, trazendo a autenticidade italiana para o prato. Enquanto o spaghetti cozinhava, preparei o sugo di pomodori com tomates e manjericão cultivados organicamente em minha própria horta, um toque pessoal que sempre valorizei na culinária.


Tomates, manjericão, espaguetes de semola de grão duro, queijo parmesão italiano e vinho
Tomates, manjericão, espaguetes de semola de grão duro, queijo parmesão italiano e vinho

Ao servir o prato, finalizei com generosas raspas de Grana Padano, cuja qualidade não passa despercebida, adicionando profundidade ao sabor. Com a mesa posta, servi o vinho, observando sua cor rubi intensa e o aroma de cerejas maduras que preenchiam o ar.


A primeira garfada foi uma revelação: o sabor tendencialmente doce, e ao mesmo tempo ácido dos tomates, aliado à frescura do manjericão e ao queijo, criou uma sinfonia de sabores. Mas foi o Terra dei Ciliegi que uniu tudo, e com suas características organoléticas complementou cada ingrediente. A acidez equilibrada, as notas frutadas e a suavidade dos taninos harmonizaram-se perfeitamente com o prato, provando que um bom vinho não precisa ser caro, apenas bem escolhido.


Sim, eu sei o que você deve estar pensando: De que adianta falar desse vinho se ele não pode ser facilmente encontrado no Brasil?


Não se preocupe! Aqui vai a dica: Para harmonizar com o clássico spaghetti al sugo di pomodori, um vinho brasileiro que pode complementar bem o prato é um Merlot ou um Pinot Noir. Estes vinhos têm a acidez e as notas frutadas que podem equilibrar a acidez do tomate e realçar os sabores do prato. E não esqueça de usar um bom azeite de oliva na preparação do molho! Lembre-se de que o paladar de cada indivíduo é único, e o que é bom para mim, pode não ser bom para você! Prove e faça experiências!


Essa noite não foi apenas uma refeição, foi uma celebração da simplicidade e da qualidade, um lembrete de que os melhores momentos muitas vezes vêm das coisas mais simples: um bom vinho, um prato feito com prazer e os frutos de um trabalho dedicado à terra.

319 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page