Antes de iniciar a contar a experiência vivida na Galleria Olfattiva GO, vale ressaltar, que na Vinícola italiana Zeni existe o Museu do Vinho: Uma viagem no tempo através da história da vitivinicultura. Se você é um apaixonado pelo vinho e quer saber mais sobre sua origem, sua evolução e sua influência na civilização, você não pode deixar de visitar esse museu, que é uma verdadeira joia que guarda tesouros históricos e galleria-olfattiva-go-uma-viagem-sensorial-pelos-aromas-do-vinho-na-vinícola-zeniculturais relacionados ao mundo do vinho.
Foi numa tarde ensolarada de outubro de 2018, quando eu e meus amigos sommeliers chegamos à Vinícola Zeni, uma das mais tradicionais e renomadas da região do Lago di Garda, na Itália. Fomos recebidos por Élena Zeni, a proprietária e idealizadora da Galleria Olfattiva GO, uma experiência sensorial única dedicada aos aromas do vinho.
Élena nos explicou que a Galleria Olfattiva GO era uma verdadeira galeria de arte, onde nós poderíamos entrar em contato com os componentes aromáticos dos vinhos da vinícola, isolados e encerrados em diferentes cubos vermelhos, verdadeiras obras de arte, com objetivo de estimular a memória olfativa e a percepção dos aromas, além de despertar emoções e sensações.
Fomos convidados a segui-la até o primeiro ambiente da galeria, onde havia quatro frascos de perfume contendo quatro vinhos diferentes: um Bardolino Chiaretto, um Lugana, um Valpolicella Ripasso e um Amarone. Élena nos pediu que vaporizássemos os vinhos nas mouillettes especiais e deixássemos-nos inebriar por alguns segundos pelo seu bouquet. Esse era o primeiro passo para sentir o vinho em sua complexidade, antes de seguir com o caminho dos cofrinhos olfativos.
Ficamos impressionados com a variedade e a intensidade dos aromas que emanavam dos frascos. Notas florais, frutadas, vegetais, minerais, balsâmicas, especiarias e até animais. Trocamos impressões e comentários entre nós, tentando identificar e descrever cada aroma.
Em seguida, fomos levados ao segundo ambiente, onde havia 14 cofrinhos olfativos iluminados por cima. Ali começava a verdadeira degustação olfativa: quatorze aromas escondidos que nós teríamos que tentar identificar e marcar no quadro negro pré-impresso. Uma música e um cenário ad hoc nos ajudariam a concentrar a atenção no sentido do olfato. Fomos instruidos a vaporizar o aroma, pressionando borrifador, e depois, tomar nota da fragrância que sentíssemos.
Nos aproximamos dos cofrinhos, um por um, curiosos e animados. Nós pressionamos os borrifadores e sentimos aromas de jasmim, rosa, pimentão, ervas frescas, morango, cereja, ameixa, pêssego, damasco, leite, manteiga, baunilha, madeira e couro. Nós anotamos as nossas respostas no quadro, às vezes com certeza, às vezes com dúvida, às vezes com surpresa.
Depois de terminarmos, fomos conduzidos ao terceiro e último ambiente, onde havia 14 posições que correspondiam a outras tantas com as soluções indicadas. Ali nós poderíamos verificar se as nossas intuições olfativas foram corretas. Élena nos disse que cada aroma estava relacionado a um dos vinhos que nós tínhamos vaporizado anteriormente, e que eles representavam os aromas primários, secundários e terciários que surgem das uvas, da fermentação e do envelhecimento.
Nós descemos as escadas do outro lado e olhamos dentro de cada caixa, onde havia uma imagem, uma descrição e uma amostra do aroma. Nós ficamos satisfeitos ao ver que acertamos a maioria dos aromas, e intrigados ao ver que erramos alguns. Nós aprendemos que os aromas florais e vegetais eram típicos do Bardolino Chiaretto, que os aromas frutados e minerais eram característicos do Lugana, que os aromas balsâmicos e especiarias eram próprios do Valpolicella Ripasso, e que os aromas animais e de couro eram exclusivos do Amarone.
Fomos parabenizados pelo bom desempenho após termos concluído o percurso da Galleria Olfattiva GO. Na verdade nós tivemos que parabenizar a Vinícola Zeni pela iniciativa divertida, que nos proporcionou um novo modo de aprender sobre os aromas do vinho. Em seguida fomos convidados a degustar dois vinhos da vinícola, harmonizados com finger food gourmet, enquanto Élena permaneceu conosco para tirar qualquer dúvida ou curiosidade.
Gratos pela experiência incrível, seguimos para a degustação, onde pudemos apreciar os vinhos com uma nova consciência: a da harmoniosa sinfonia de aromas dentro de uma taça de vinho.
Comments